Tarte de Limão e Nozes







A minha paixão por frutos secos é enorme. Perco-me por completo pelo sabor e textura que proporcionam aos chocolates, às tartes, queijos, carnes, sobremesas, saladas, na minha opinião há sempre lugar para eles em quase tudo o que preparamos.  
Como estamos perto do fim-de-semana proponho esta tarte de limão e nozes que é uma delicia, experimentem!
 
Bom fim-de-semana.




Tarte de Limão com Nozes

Ingredientes:

para a massa

Sumo de limão (+/- 50 ml)
raspa do limão
250 g de farinha de trigo sem fermento
125 g de margarina amolecida
70 g de açúcar

para o recheio

3 ovos ( se forem XL ponham apenas 2)
1 pacote de natas para bater Parmalat ( 200 ml)
100 g de miolo de noz
sumo de 1 limão (+/- 50 ml)
50 g de margarina
125 de açúcar

 



Método:

Prepare a massa
Coloque num recipiente os ingredientes da massa , com a batedeira de ganchos e sem trabalhar muito, misture de forma rápida todos os ingredientes.
Unte uma tarteira (26cm de preferência de fundo amovível) com margarina e verta para lá a massa. Espalhe e alise com ajuda de uma espátula ou mesmo com as mãos de forma a que fique toda nivelada pela tarteira. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 15 a 20 minutos. Retire e reserve.

Prepare o recheio e finalize a tarte para ir ao forno

Parta as nozes grosseiramente e reserve.
Num recipiente misture os ingredientes do recheio e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre e sem deixar ferver, junte as natas e os ovos batidos continue a mexer, deixe ao lume por mais uns dois minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Distribua as nozes por cima da massa reservada e deite por cima o preparado dos ovos com as natas que já deve estar um pouco arrefecido..
Leve ao forno pré-aquecido nos 200ºC cerca de 30 minutos ou até verificar um aspecto douradinho.










Nesta receita foram utilizadas Natas Parmalat

 
 
 
Sigam-nos também na página do Facebook , façam like se gostarem para receberem todas as actualizações.
 

partilhar esta receita

38 comentários

  1. Somos duas a considerar os frutos secos dessa maneira. Para mim eles podem ser o trunfo numa receita e até trazer algo de novo a uma receita banal.
    Esta tarte está linda e tenho aqui uma "piquena" que de certo que vai gostar muito....
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro frutos,ainda hoje fiz um monkey bread de frutos secos,e postei um bolos de frutos por isso entendo-te.
    A tua tarte ficou linda e aquele interior de dar agua na boca.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São, tenho de ir ver a tua sugestão que para não variar deve estar fantástica.
      Beijinhos ;)

      Eliminar
  3. Que tarte deliciosa, está linda e o sabor deve ser... fantástico.

    Gostei muito.
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ficou mesmo apetitosa a tua tarte, com uma mistura de ingredientes fantástica!

    ResponderEliminar
  5. Para mim é uma fatia se for XL, se for M são duas! bjs

    ResponderEliminar
  6. Hummm além de linda.. o sabor deve ter ficado dos deuses né?
    Eita perdição..
    Essa fatia bem que poderia ser minha sobremesa rssr

    Beijo minha linda.. e uma tarde especial viu?

    ResponderEliminar
  7. Que aspeto tão tentador, apetece entrar no ecrã e tirar uma fatia.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  8. Esta tarte ficou perfeita, com ingredientes que adoro! Excelente sugestão. Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, um beijinho e um bom fim de semana também para ti.

      Eliminar
  9. Que tarte fenomenal! Adorei :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  10. Que tarte linda Dulce! Adoro aquele interior húmido e quase lhe adivinho o sabor fresco do limão a contrastar com delicioso sabor da noz!
    Uma tarte maravilhosa para acompanhar uma quentinha chávena de chá. E bem que apetece. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso Célio estiveste lá....é precisamente esse sabor que encontramos.
      Obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  11. Esta tarte tem tudo de bom minha querida! E estas nozes ai ai ai... adoro nozes
    Um beijinho e obrigada pela receita e por me tentares a fazer uma :P
    Love you
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um duplo ou triplo agradecimento e tu sabes bem porquê... :) Me too :)

      Eliminar
  12. Parece-me lindamente esta tarte, Duxa! Com certeza que a farei em breve para provar, pois adoro limão e noz :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  13. Que delícia de tarte Duxa e que aspecto tentador e convidativo e a cremosidade do recheio, e as nozes que adoro e o limão que amo de paixão..., estou a salivar...
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia , é realmente muito saborosa.
      Um beijinho e bom fim de semana :)

      Eliminar
  14. Maravilhosa, Duxa! Esta tarte deve ser uma delícia... os sabores cítricos, com as nozes crocantes... consigo até imaginar o sabor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que tarte linda e o sabor deve ser maravilhoso!
    Vou levar a receita ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Parece muito boa, eu também adoooro frutos secos. Gosto de tostar, por exemplo, amendoim cru no forno sem sal, fica delicioso! E não há comparação possível aos frutos secos em casca, são muito melhores do que aqueles que se compram descascados... Só não aprecio tanto frutos secos caramelizados, acho que tira muito sabor.

    ResponderEliminar
  17. Só o nom edesperta em mim a vontade de a provar :)
    Limão e nozes, uma bela dupla numa tarte linda.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Que delícia! Adoro limão.


    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha




    ResponderEliminar
  19. Parece deliciosa Dulce!
    Ja guardei a receita, obrigado..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Eu bem te disse que ia sair algo delicioso, só podia!
    Parece que já decidi qual vai ser a tarte do próximo fim de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.