Bolo de Claras com Amêndoas




As claras congeladas, já ocupavam lugares que não lhes pertenciam, estava na hora de começar a gastar parte delas, assim gastei o primeiro saquinho de dez. Guardo-as primeiramente dentro de um frasco no frigorifico, assim que chegam à dezena, passam para um saco e acomodam-se no congelador.

Omiti as "voltas" à torta e saiu um bolo.
Eu explico, esta massa pertence à receita desta torta. Desta vez, decidi fazer um bolo com forma rectângular, para o poder cortar em pequenos quadradinhos e servi-lo de forma mais informal.
O recheio de chocolate, apliquei-o à superficie, e transformou-se numa deliciosa cobertura .
Desta forma simples, a torta sem as suas "voltas", passou a bolo : )



                                        Bolo de Claras com Amêndoas

Ingredientes:

10 claras de ovo
gotas de sumo de limão ( +/- 1 colher de chá )
180g de açucar ( poderão aumentar mais 50g , caso gostem )
150g de amêndoa triturada com ou sem casca ( usei com casca)
100g de farinha de trigo com fermento

 Preparação:
  1. Triture as amêndoas, misture-as no açucar e na farinha, com uma vara de arames, reserve.
  2. Bata as claras em castelo bem firme, adicionando umas gotas de sumo de limão.
  3. Entretanto pré-aqueça o forno nos 180ºC.
  4. Unte um tabuleiro quadrado ou rectângular com margarina, forre com papel vegetal, e volte a untar o papel vegetal.
  5. Misture delicadamente a mistura seca ( amêndoas, farinha e açucar ) , sobre as claras, envolva com movimentos suaves, mas de forma a que fique tudo muito bem envolvido, tentando não partir as claras.
  6. Verta o preparado para o tabuleiro, deve nivelar a massa com a ajuda de uma espátula ou similar, leve ao forno cerca de 20 minutos.
  7. Desenforme, deixe arrefecer um pouco. Entretanto pode ir fazendo a cobertura, enquanto o bolo arrefece.
  8. Aplique a cobertura e polvilhe com amêndoas, nozes, avelãs ou, o que gostar, depois de frio corte pequenos quadradinhos, que podem ser servidos em forminhas de papel.



Notas: A cobertura será a gosto de cada um, eu utilizei 100g de chocolate culinária, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e 2 colheres de sopa de leite.
Derrete-se em lume baixo o chocolate com a manteiga e o leite, mexe-se bem até obter um creme homogénio e brilhante, aplica-se de imediato.
Medidas aproximadas do tabuleiro que usei 28x20.




partilhar esta receita

47 comentários

  1. Belíssimo :) Mais uma p apontar (tb ñ é novidade qd venho aqui :) ) Bjinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  2. Humm que delícia Duxa.
    Estou com água na boca só de olhar para as fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei o bolo e a história das claras é ótima. Sempre a mão para eventuais vontades.. =)

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de sugestão! Eu tenho apenas duas claras congeladas, vou esperar ter mais de reserva para experimentar esta tua sugestão.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida
    Estive olhando as suas receitas e todas são caprichadinhas demais!!!
    Me deu água na boca essa aqui... que delícia deve ter ficado!!!
    Bjm de paz

    ResponderEliminar
  6. adoro conhecer um blogue novo, gosto de chegar ver as fotografias e ler os textos!!adoro sentir que encontrei um sitio onde quero voltar...senti isso tudo na minha visita ao teu.
    http://entrecostosnaosediscutem.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mas que receita divina pra se aproveitar as claras, gostei dessa sua idéia de congelar as dezenas...
    Um bolo lindo que me deixou aguada de vontade de provar...E que belas fotos!!beijkas

    ResponderEliminar
  8. que delicadeza de bolo! deve estar delicioso!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ai que tentação, logo a esta hora da manhã... ficou óptimo!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Duxa, minha querida amiga que bolinho mais lindo e delicioso aqui colocas logo pela manhã ver este bolo até fico doente, mais uma receitinha deliciosa para acabar com as claras!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  11. Mmm....uma delicia!também eu congelo as claras, vou pensar no teu bolo para proxima, bjs:)

    ResponderEliminar
  12. Este bolo de claras ficou muito apetitoso e com esta nova apresentação ainda mais :) Queria um por favor :D

    ResponderEliminar
  13. It looks fluffy and yummy...One for me, please!

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada Orvalho do Céu, foi um gosto recebê-la, fique á vontade.
    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  15. Que lindo! Ficou mesmo perfeitinho assim em quadrados gulosos e atrevidos, com essa cobertura de chocolate :)
    Gosto de bolo de claras e amêndoas e curiosamente nunca fiz.
    Delicioso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Tem um aspecto de fazer crescer água na boca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Estou a babar só de imaginar o sabor!!! bjks

    ResponderEliminar
  18. Seguro que buenísimo y esponjoso!! besos

    ResponderEliminar
  19. Oi Duxa. Seu bolo ficou lindo!!! Que delícia, parece estar bem macio.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. que rico bolo amiga, ficou lindo mesmo, belo post como sempre...bjokitas

    ResponderEliminar
  21. Olá Duxa,
    Que lido aspeto tem este bolo (sem voltas, ihihih!), que fofo. Eu não lhe mudava anda, está perfeito assim!
    Vou juntar claras...por aqui quase nunca sobram!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Bom, esses quadradinhos hipnotizaram-me!!! Fiquei "grudada" ao ecrã,eheh.
    Mais uma maravilha que irei experimentar ( depois mando a conta do nutricionista,tá?)
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  23. Que delícia, óptima sugestão=) beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Hummmmmmmmm que coisa mais boa :)
    beijos

    ResponderEliminar
  25. e ficou um bolo mt bonito e com esse chocolate por cima da mesmo agua na boca gostei mt parabens mais umas claras que foram a vida rsrs bjs e tudo de bom ,bom friado

    ResponderEliminar
  26. FICOU LINDO DEMAIS, E TEM MESMO AQUELE ASPECTO FOFO QUE SE DESFAZ NA BOCA.
    ADOREI...
    BJS

    ResponderEliminar
  27. Simplesmente delicioso!!!
    As claras dão cá um jeitão fantástico...
    E para variar imenso :)
    Também tenho que despachar algumas que estão no meu...
    olha para mim já a arranjar desculpas para fazer uma lambarice, eheheh
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  28. Está quase tudo dito pelos comentários anteriores, porém não podia deixar de dizer que tudo está fantástico, o bolo, a originalidade, as fotos e o habitual bom gosto.
    Boa semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  29. Que bom! já comia uma fatia :) está belicioso :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Uma óptima ideia para as claras :) Eu tenho pena de nunca as ter em excesso por casa! Dão bolos muito fofos e leves, deliciosos, como este!

    ResponderEliminar
  31. Ciao carissima
    sono passata per augurarti un buon w.e. e trovo questa meraviglia.
    Li devo provare .
    Anna

    ResponderEliminar
  32. Mais uma tentação da nossa Duxinha que nos deixa sempre de água na boca...

    Beijokas minha linda e desejo-te um optimo e doce fim de semana!

    ResponderEliminar
  33. Ui, tanta clara! Deve ser mesmo fofo o bolo, adorei :)

    A caneca também é linda :D

    ResponderEliminar
  34. Duxa, chego cá e fico logo a babar com as tuas fotos, tanto com o conteúdo como com a qualidade delas!
    Olha que bela torta sem voltas!! Adoro a ideia dos quadradinhos, ficaram um encanto e super gulosos, que esse chocolate barradinho por cima nem vale a pena ser comentado, né?? :D
    Vou juntar e armazenar também as claras assim, gostei!
    Um beijinho grande, linda e um excelente fim de semana:)

    ResponderEliminar
  35. Comigo acontece o mesmo, as claras andam dia após dia no congelador a chega a um ponto que tem mesmo de as utilizar. O bolo ficou fantástico, aliás como tudo o que tens aqui no blog.

    Bjcs

    ResponderEliminar
  36. Duxa,estas fotos me deixem fora de serie,lindas,lindas!

    Adorei o bolo,ja levo a receita comigo..
    Bom Domingo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Que delícia! Estas fotos deixam qualquer um a babar! E o recheio que virou cobertura funcionou muito bem! Beijos.

    ResponderEliminar
  38. Duxa querida.
    Lindos pedaços desse bolo de claras. São realmente muito gostosos e a foto nos dá vontade de dar umas mordidas neles. Bolo de claras tem tudo a ver com amendoas, é realmente um casamento perfeito. Adorei
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  39. Deste uma excelente volta à torta.Uma excelente sugestão para as claras que tenho congeladas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Duxa que rica tarta yo también congelo las claras,tienes unas recetas hermosisimas.Un beso guapa

    ResponderEliminar
  41. Ai que tenho no congelador tantas claras!!! É sinal que se consomem muitos ovos cá em casa. Mais do que o que se devia, admito. As claras por norma ou se trasformavam em gelado quente e frio ou em suspiros (destes últimos não aprecio muito). Esta ideia que trazes é muito interessante. A textura do bolo ficou esplêndida. E a cobertura está mesmo como eu gosto.

    Fui espreitar os muffins de framboesa e chocolate branco e também lhes pisquei o olho. Sabes, eu sou do clube das não fãs do choc. branco. O pior é se me acontece o mesmo que te aconteceu e passo a admiradora nº1.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  42. Obrigada pelo vosso carinho.

    Patricia, em relação ao chocolate branco, considerei que fiz alguns progressos, pois já consigo apreciá-lo junto das massas dos bolos, como foi o caso destes muffins, gostei da combinação do chocolate com as framboesas, ficou muito suave e agradável. Chocolate branco puro, puro, ainda tenho algumas reservas, prefiro o escuro;)
    Obrigada, beijinhos.

    ResponderEliminar
  43. Duxa.
    Passei por aqui para deixar um beijinho e levar mais um pedaço deste bolo delicioso.
    Beijos da Gina

    ResponderEliminar
  44. Olá Duxa!
    Do Coisas Minhas e da cozinha vim parar a este doce convívio.. A originalidade dos quadrados do bolo de claras encantou.Parabéns pela qualidade do seu blog.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  45. Olá Rosa, muito obrigada.
    Foi um gosto receber a sua visita,
    um beijinho:)

    ResponderEliminar
  46. Menina, seu blog é poesia em forma de comida. Adorei o nome, o layout simples e de fácil navegação e as fotos são belíssimas! Parabéns, estou te seguindo. Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.