Pão Integral com Sementes


Esta é a época do ano, que me dá mais gosto fazer pão.
Apetece-me testar novos ingredientes, ajustar quantidades, ver resultados, e por fim, orgulhosa ou não, com o resultado, provar o pãozinho.
Esta semana já amassei pão duas vezes, acreditam? Estava entusiasmada com (literálmente) as mãos na massa, fez-me bem ( muito bem ), as ideias, aquelas que eu queria pôr em ordem, arrumaram-se com o amassar do pão, que rica terapia eu arranjei.
Não foi o caso deste, este foi amassado na máquina, como o queria escuro com farinha integral, tive receio de não dar conta do recado, nada pior , que comer um pão maçudo, por muito saboroso que seja.




Ingredientes:

300ml de leite morno
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 ovo batido ( tamanho médio)
220g de farinha de trigo
320g de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento biologico seco ( ou +/- 15g de fermento fresco diluido no leite)
2 colheres de açucar mascavado ( ou mel)
1 colher de chá de sal
+ 1 gema de ovo diluida num pouco de leite

Notas:
Sementes a gosto- Usei sésamo, linhaça dourada ( devem ser trituradas antes de as utilizarmos ), girassol.
Coloco as semente juntas com o resto dos ingredientes.
Geralmente coloco 1 colher de sopa de cada, mais ,uma colher para a decoração do pão.

Preparação para a máquina de fazer pão:

Coloque todos os ingredientes por esta ordem dentro da cuba da máquina, programe Massas Levedadas.
Findo este tempo, retire a massa, retire as pás da máquina ( ou a pá), unte a cuba com um pouco de margarina, eu usei spray.
Faça um rolo com a massa, coloque-a dentro da cuba, picele a superficie com gema de ovo diluida em leite,  salpique a massa com as sementes da sua preferência.
Ligue a máquina no programa cozer por 2 minutos, desligue, assim o interior da máquina ficará quente e ajuda à levedação do pão.
Assim que o pão dobrar o volume programe cozer 40 minutos.

Notas: Se preferirem podem cozer o pão no forno convencional, dando-lhe a forma que desejarem,
para isso deverão pré-aquecer o forno nos 200ºC e deixar que o pão coza em cerca de 25 minutos, dependendo dos fornos.
Depois de retirar do forno convém deixar arrefecer em cima de uma grelha.



partilhar esta receita

32 comentários

  1. Duxinha,
    Esse pãozinho esta com um aspeto maravilhoso. Ficou lindo e pelas fotos bem fofinho, também concordo contigo nada pior que comer pão massudo. Mas deste muito bem conta do recado : )))) Ficou lindo e perfeito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Duxa, este paozinho tem um aspeto tão fofo!! Deve ser bem delicioso..
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto destes pãezinhos mas acabo por nunca fazer por causa do meu esquisito!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. I Love a good home-made bread..
    Have a good weekend Duxa

    ResponderEliminar
  5. Ja comia umas boas fatias desse pao,ficou lindo!
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Hummmm ficou maravilhoso Duxa, está uma perfeição!
    Cá em casa costumamos comprar deste pão, com bastantes fibras :) para saciar o apetite e manter o corpo equilibrado e é uma delicia! Adorooooo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Mais um pão bem delicioso não é Duxa??? estou a ver que vou ter que ir a tua casa todos os dias de manhã tomar o pequeno almoço, barrar bem com planta este pão quentinho hummmmm.... jà estou sentindo o gostinho!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de aspecto!
    Adoro pão é o meu vicio de preferencia assim integral como eu gosto!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Ficou com um aspeto magnifico! Está super fofo! Adoro este tipo de pão mas quando faço tenho que partir e congelar porque os homens não gostam...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Botar a mão na massa é tudo de bom né Duxa?! Esse pão ficou com uma cor linda e essas sementinhas deram um toque especil... delícia!beijkas

    ResponderEliminar
  11. Gosto sempre imenso do teu pão, é tão apetitoso!

    ResponderEliminar
  12. Duxa, que lindo pãozinho, fofo e com uma cor maravilhosa! Nada melhor do que sovar uma bela massa para libertar o stress:):) Também não gosto de pão massudo, mas o teu está bem apelativo, o interior ficou com uma consistência fantástica:)
    Beijocas:)

    ResponderEliminar
  13. É bom amassar o pão à mão, é como uma terapia e até relaxa :)
    Ficou lindíssimo o teu pão. Essas fatias deliciam-me aqui à distância.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. olá,
    fiquei fã dos teus blogs!!
    Adoro pão integral, vou "roubar-te" a receita!
    bj e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha Duxa. Este pão é dos preferidos do meu marido por isso anoto a receita

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Bela receita, já pontei p fazer, talvez já este fds! Bjinho e bom fds p ti e td a família!

    ResponderEliminar
  17. Este pão ficou lindo, e me parece muito macio.
    Um ótimo fim de semana.
    bjs

    ResponderEliminar
  18. Olà linda! adoro o pao integral e maius si e com sementes!!! bom fin de semana

    ResponderEliminar
  19. Muito obrigada a todas.
    Fica realmente um pãozinho especial.
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  20. Duxa un pan de molde estupendo.
    Un saludito

    ResponderEliminar
  21. Ai Duxinha, sou louca por pão de sementes! E o teu está tãaaaaaaoooooo apetitoso!!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  22. Este pão está maravilhoso! Muito fofinho e com certeza delicioso.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Duxa: que pãozinho maravilhoso. Apetecia-me mesmo uma fatia.
    Fiquei mesmo tentada a experimentar mais uma das tuas espetaculares receitas.
    bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  24. amiga o teu pao ficou super bom e fofinho adorei as sementes que ficou muito bem deu o toque final parabens muito bom se podesse ja barrava uma fatia com doce de tomate adorei beijinhos e bom fim de semana fica bem na companhia dos teus bjs

    ResponderEliminar
  25. ESSE PÃO FICOU PERFEITO, ADORO PÃO ESCURO.
    BJS

    ResponderEliminar
  26. Adorei o pãozinho,faz-me lembrar o pão de centeio da minha infância!!!
    Bjnhs e bom fim de semana;)

    ResponderEliminar
  27. Bom dia Duxinha!
    O teu pão ficou maravilhoso, tanto por fora como na textura do interior!
    Gosto muito de te visitar, estou sempre a aprender contigo, já levo esta receitinha :)
    Pôr as mãos na massa de certo que é terapêutico, momentos em que se põem as ideias "no sítio"...eu não o faço com frequência porque as minhas tendinites não me ajudam muito...mas às vezes tem de ser e sabe bem :)
    Beijinho querida e bom fim de semana!

    Ah a faca eléctrica, não tenho mas estás em lista de espera para vir para a minha cozinha ;)

    ResponderEliminar
  28. este pan me gusta para desayunar, me gusta tener de variados en el congelador:) beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Minha flor,
    Como te compreendo, hoje jä fiz baguettes e um pãozinho redonto para a semana. E 70 semlor (ns panitos suecos tradicionais) para uma festa amanhã. E tudo semmáquina de fazer pão. Adoro sentir a massa, fazer as bolinhas, colocá-las no tabuleiro :)
    Tens de perder o medo e tentar este pãozinho de forma tradicional, vai saber-te melhor :)
    bjs e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  30. Ana, obrigada pelo incentivo, depois do que me contas, amassar um pãozito de kg é uma migalha:))
    e sim, o pão amassado pelas nossas mãos tem um sabor diferente.
    Beijinhos querida, um bom fim de semana também para ti.

    ResponderEliminar
  31. Duxa, mais um pãozinho delicioso, tu tens umas mãozinhas de fada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.