Artisan Bread in Five Minutes a Day

Este método, levou-me a fazer os meus primeiros pães. Lembro-me perfeitamente, do quão surpreendida fiquei com os resultados obtidos. Na altura, ainda não pensava em adquirir uma máquina de pão.
Dei os meus primeiros passos, com a ajuda deste blog , explica de forma muito simples, e clara, como tudo acontece.


                                                Artisan Bread in Five minutes a Day
Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de sal grosso
700 ml de água tépida
1kg de farinha de trigo T65

Preparação:

No recipiente de plástico, convém que seja alto e grande, colocar o fermento, o sal e a água. Juntar a farinha e mexer no centro, com uma colher de pau, até toda a farinha lateral ficar incorporada.
Fica com este aspecto, tape e deixe levedar por 2 horas à temperatura ambiente .



No final das 2 horas o aspecto será este, e está pronta a ser usada ou vai para o frigorifico tapada.



Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal, corta-se a massa com uma faca ou tesoura, moldam-se os pãezinhos, neste caso fora bolas, não se deve apertar muito a massa, coloca-se no tabuleiro, dá-se um corte em cruz com um faca ou tesoura e deixa-se levedar por 40 minutos.Polvilhei com um pouco de farinha.
Aconselham a usar sémola de milho ou de trigo para ajudar a moldar e/ou polvilhar o tabuleiro.

Ficam 40 minutos a levedar.
Aquecer o forno nos 200ºC e levar o pão a cozer cerca de 30 minutos, colocar um pirex com água no interior do forno.




Notas: A massa pode ser guardada até 15, dias no frigorifico, quando necessitar ,é só retirar a quantidade  pretendida, pôr a levedar por 40 minutos, e levar ao forno.



partilhar esta receita

36 comentários

  1. QUE VONTADE DE PEGAR UM E BARRAR COM MANTEIGA.
    FICARAM SUPER LINDOS, PERFEITOS.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Eu aqui a beber um cházinho e dei comigo a esticar o braço para te surripiar um pãozinho desses :)

    Que maravilha!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  3. agora com manteiga e fiambre... era um optimo lanche!! bjks

    ResponderEliminar
  4. Este pão é maravilhoso adoro já fiz muitas versões também os teus estão lindos amiga,obrigada pelo acrinho,bjokinhass

    ResponderEliminar
  5. Essa semana estou na onda dos pães, já fiz dois na mdp. Achei essa receita bem interessante, não dá trabalho, não precisa ficar sovando e o fato de durar 15 dias na geladeira, é uma mão na roda.

    Vou experimentar.

    bjos

    ResponderEliminar
  6. hehehe andamos quase em sintonia, já ando nessas experiências vai para uma semana e fiquei rendida. Ainda não partilhei mas estão em lista de espera :) fica delicioso. Já fiz com misturas de farinhas e por agora a mfp está de férias.

    ResponderEliminar
  7. Duxa, adorei essa receita, tem coisa mais prática do que armazenar no freezer e usar quanto lhe convier? Minha mãe fazia essa tipo de massa, deixava na levedura por dias a fio e resultava em um pão extremamente saboroso. Adorei. Obrigada por compartilhar conosco tão valiosa receita. Obrigada pelos elogios as minhas receitas, gosto mesmo de explicar passo a passo da mesma maneira que faço em minha cozinha,vc tbém é assim, suas receitas são muito bem explicadinhas. Obrigada pela minha parte a esse ramo de rosas magnificas. Desejo a vc tbém um feliz dia das Mulheres. bjos carinhosos.

    ResponderEliminar
  8. Dulce,

    Com manteiga já ia um, thanks pelas rosas, bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu faço imenso pão e nunca segui esta receita, mas cada vez que olho para ela penso, é a próxima, mas ainda não foi... Adorei o interior dos teus pãezinhos, que textura deliciosa
    Um beijinho e obrigada pelas rosas

    ResponderEliminar
  10. Ficaram mesmo com bom aspecto estes pãezinhos! Como disse a são33 só apetece agarrar um, barrar com manteiga e dar umas dentadas.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Ficou espectacular este pão... Eu bem ando com vontade de começar a fazer pão, mas ainda não me dispus. Não tenho MFP e tenho preguiça de o amassar.. enfim, um dia destes vai :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Duxa!! Lindos de viver estes pãezinhos, menina!! Adorei. As rosas também são lindas! Desejo um feliz Dia das Mulheres a vc.

    ResponderEliminar
  13. Duxa,
    Ficaram lindos e muito perfeitos... E' um dos pães que faço bastantes vezes cá em casa. Experimenta com chourico, ou bola que fica uma delicia ; ) Os teus ficaram uma delicia. Desculpa mas vou-me servir de um para o meu lanche : )

    Beijinhos e obrigada pelas lindas flores.

    FELIZ DIA DAS MULHERES PARA TI TAMBÉM!

    ResponderEliminar
  14. Estão de facto uns pãezinhos com um aspecto bem delicioso Duxa, obrigado por partilhares aqui o metodo e as fotos.

    Beijinhos e tem uma boa noite!!

    ResponderEliminar
  15. Aiiii com uma manteiguinha nesse paozinho aberto... Aiii tava mesmo a apetecer!!!

    Gostei da sugestao, nao conhecia!!

    Beijinho e um feliz dia da mulher para ti tb!!!

    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pelas rosas são lindas!
    Ficaram lindos a massa é ótima, eu sou apaixonada por pães, e quando vejo uma receita nova logo quero fazer.

    Feliz dia internacional da mulher pra você minha amiga!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  17. *Wind, experimenta que vais gostar!
    *Josy não precisas de agradecer, é sincero e sem favor acredita!
    *Bichinha também sou um pouco de ondas, agora por uns tempos fico a curtir este pãozinho, sem a mfp, como já fiz antes de a ter comprado. A minha filha adorou construir a massa, agora diz que fica por conta dela, sorte a minha.
    Xana deixo-te coragem para começares a fazer este pãozinho, é ideal para quem não tem MFP,não precisa de amassar, experimenta!
    Mil beijocas para todos :)

    ResponderEliminar
  18. DUXA ..COJE EL PREMIO TAMBIEN ES PARA TI ....fantastico pan ...preciosas fotos ..feliz dia con retraso ..besos MARIMI

    ResponderEliminar
  19. Qué pan Duxa!!! vaya miga tiene...
    Me llevo mi flor! feliz día!

    ResponderEliminar
  20. Comia agora um pãozinho desses com fiambre...Esta maneira de fazer pão acho fantástica mas confesso que sou um pouco preguiçosa e prefiro fazer directamente na mfp ou no forno sem ter de levedar massa 12 horas...Manias!!!!!
    Mas um dia destes aventuro me e depois vamos ver no que sai!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  21. Duxa,
    Adorei o PAP e o resultado final, ficou maravilhoso, dá para ver a textura do pão.
    E mais uma receita diferente, já que nunca usei sal grosso no pão.
    beijos e um Feliz Dia da Mulher.

    ResponderEliminar
  22. Que pãozinho maravilhoso querida,apetece mesmo barrar com manteiga e devorá-lo.

    obrigada pelas flores amiga,são lindas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Achei o máximo esta receita de pão. Eu tenho uma máquina, mas não tenho usado porque aqui em casa,só apreciam o pão assim em bolinhas e acabava por só eu comer o pão...Mas assim acho que todos vão gostar, vou experimentar!
    Beijinhos e obrigada pelo passo a passo, muito esclarecedor!

    ResponderEliminar
  24. * Ana Rita não precisas de deixar levedar a massa 12 horas, são apenas 2 horas e a massa fica pronta para a poderes usar quando queiras, tens a vantagem de ter sempre massa pronta à mão.
    Lina se na tua casa não gostam do pão feito na Máquina podes sempre optar por amassar na máquina, escolhendo o programa MASSAS LEVEDADAS 1H30m , depois retiras da cuba dás a forma pretendida podem ser bolinhas, pões a levedar mais 30 minutos num tabuleiro forrado com papele vegetal e levas ao forno a 200ªc por 20 a 25 minutos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  25. Greetings from Southern California

    I am your newest follower. I invite you to visit my blog and follow me if you want too.

    God bless you :-)

    ~Ron

    ResponderEliminar
  26. Ficaram mesmo com bom aspecto estes pãezinhos!Apetece mesmo comer um barrado com manteiguinha...
    Fiquei tentada a experimentar esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Ah! obrigada pelo miminho Duxa :-))
    Espero que tenhas tido um bom dia
    Beijinhos grande

    ResponderEliminar
  28. Ficaram super apetitosos, e o cheirinho nessa cozinha deve ter sido soberbo. Adoro paozinho acabado de fazer :)

    ResponderEliminar
  29. Já tenho visto esse pão, e é uma tentação, pelo aspecto que tem. Esse ficou maravilhoso.
    Olha fiz o teu franguinho com cerveja e postei hoje.
    beijo

    ResponderEliminar
  30. You made some lovely loaves of bread. I'd love to have a slice with some good butter or cheese. I hope you have a great day. Blessings...Mary

    ResponderEliminar
  31. que pao tao bom para mim pode ser 2 pois ca em casa come-se muito pao gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Duxa
    Que rico pãozinho, ficou muito fofinho e uma verdadeira tentação! Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Este pão é muito bom mesmo e serve de base para fazer outros.
    Bjssss

    ResponderEliminar
  34. Que delicioso.. bem típico de Portugal.. com uma manteiga.. hummm que delícia!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  35. duxa esse pao e maravilhoso! tenho d eo fazer tambem !!!ai, aso tantas receitas, tantas , sao mais que a cabeça, não cabem todaas, ficam sempre milhares de fora!!!ehehheh

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar comentário.